Uma manhã na escola em "NIUATAPUTAPU"

Niuataputapu é uma pequena ilha que fica ao norte de Tonga!

Na última 5ª.feira, dia 28.09, passamos por uma experiência bem diferente, pois visitamos a escola na pequena vila de "Farehou"! A diretora e também professora da escola, Viena, queria que conhecêssemos a escola e os alunos dela!
Como era a festa de aniversário das nossas amigas norueguesas, Hedda e Marita do veleiro "Blue Marlin", aproveitamos a oportunidade e fomos com elas passar a manhã na escola!
A escola têm uma classe de jardim-da-infância e mais 3 outras salas onde as crianças que estudam na 1ª. e 2ª. séries, 3ª. e 4ª. séries e 5ª.e 6ª. séries ficam juntas. Em cada sala haviam de 10 à 12 alunos. No início estranhamos que as classes tinham sempre duas séries juntas, mas, depois ficamos sabendo que só havia duas professoras para dar as aulas para estas 3 salas! Assim também entendemos porque cada duas séries ficam juntas!
As duas professoras se chamam Viena e Lina. Elas se revezam para dar as aulas! Lina dá as aulas de: matemática e "tonguense" e a Viena dá as aulas de inglês, história e geografia!
Elas vão de classe em classe, escrevem a tarefa na lousa e enquanto os alunos copiam o exercício e fazem a tarefa elas vão para a outra classe e fazem o mesmo. Também achamos estranho isto, pois os alunos precisam ficar quietinhos trabalhando!
Os meus irmãos gostaram de visitar a escola, pois eles copiaram e fizeram vários exercícios escritos em inglês!
As crianças aqui em Tonga aprendem inglês desde pequenos, pois muitos têm família na Nova Zelândia e na Austrália. Mas, a língua materna deles é "tonguense".
As crianças usam uniforme, mas não usam sapatos ou chinelos. Eles vão descalço para a escola!
Os alunos da 6ª.série estavam estudando muito, pois na próxima semana eles vão fazer as provas para poderem ir para a outra escola chamada "High School"! Viena estava preparando-os para estas provas e eles precisam estudar bastante!
Demos para todas as crianças da escola chaveiros com a bandeira do Brasil. Eles gostaram de ganhar esta pequena lembrança!
Para festejar o aniversário da Hedda e da Marita, Viena e algumas das mães ajudaram a preparar um almoço comunitário.
Aqui em Tonga eles não têm mesas nas casas. Eles estendem esteiras de palha, sobre elas eles colocam uma toalha de mesa e no centro distribuem todas as diversas tigelas de comida. Eles também não comem em pratos e com talheres! Cada um vai pegando um pouquinho da comida com as mãos!
Havia uma variação de comida: mandioca, nhamê e batata doce cozida, "coconut crab"(tipo de carangueijo) e goiamum cozido, frango cozido e frutas como papaya, banana e manga. Viena fez um suco de manga e abacaxi ralados com um pouco de açúcar e água! Uma delícia!
Após o almoço, os pais da Hedda e da Marita, Iddum e Rünner, ensinaram para todos nós um jogo norueguês que eles costumam jogar nos aniversários na Noruega. Era um jogo muito parecido com a nossa brincadeira "corre cotia"!
Então, chegou a tão esperado momento para todas as crianças da escola: comer bolo!
Nestas ilha "Niuataputapu" não há energia elétrica e nem fogão à gás. Eles cozinham em pequenas "barracas" no fundo da casa. São construções no quintal onde há um buraco no chão em que fazem o fogo. Este lugar é chamado "umu". Lá eles preparam a comida e levam para dentro da casa.
Como eles não possuem forno, eles pediram para nós levarmos bolos. As crianças adoraram! Depois de comermos o bolo, voltamos para o nosso barco.
Gostamos desta rica e diferente experiência!!

Patrick com Alexander e Philipp

Philipp Galapagos 146.mpg

Agosto 25 do 2006

Finalmente temos férias e todos os dias vamos para o mar e para a praia.
Temos amigos dos outros barcos e a Tamata e a Tati estão aqui conosco2 e isto é muito legal. Da para jogar uns jogos de cartas muito da hora e na praia brincamos de policia e ladrão. O Fille capotou com o botinho quando uma rajada pegou ele de surpresa! A pescaria esta meuio devagar - os peixes aqui são menores ou então tem ciguaterra (doença no peixe) e não dá para comer.
As crianças aqui falam tahithian e francês ou seja não entendemos muito o que dizem. Mas, nosso inglês está melhorando - é meio a língua entre os velejadores. No Tahiti fomos para uma praia de surf e as ondas eram grandonas - que coragem estes surfistas possuem - deu muita vontade, mas é só pra profissionais! Agora tenho que ir comer panqueca que minha mãe ta fazendo. Abss pra todos

Patrick, Fille, Lele e Tamara e Tati

Oi Amigos

estamos em Galapagos - Tem MUITOS animais aqui e o legal é que são supermansos. É uma ilha - varias ilhas muito legais por que tem Iguanas, Lobos Marinhos, Blue Footed Boobies (um passarinho engraçado de pata azul). Também tem uns passaros que enchem o papo vermelho - frigatte birds - e assim atraem a femea.

Nossa pescaria até aqui foi muito boa - pegamos um Dourado de 8 kg e 1.15m! e quatro Atuns pequenos de 1.5 kg e 45 com. A isca foi do tipo lula e uma rapalla de cabeça vermelha. Adoramos pescar! No trajeto tambem vimos uma baleia. Quando cruzamos o equador fomos batizados pelo rei Netuno - uma bricadeira legal que é tradição dos velejadores!

Os nossos amgos do veleiro Phoenix estao aqui e com eles brincamos. Eles farão a mesma rota que agente. Eles são dos EUA, Florida e falamos em ingles com eles - pelo menos mais ou menos. Também ja fomos duas vezes surfar com eles numa praia nota dex que tem aqui. com ondas de 2-4 metros. Animal!

Nos passeios ja vimos um tubarão e os lobos marinhos mergulham junto com agente. eles sao muito divertidos e brincam com agente como os cahcorros. É realmente muito doidinho.

Um abraço a todos, Patrick, Alexander e Philipp

O Lele esta ficando um bom pescador - o nosso log de peixes ja esta registrando um recorde de 49cm nas cavalas - um peixe danado de rápido. Outro dia perdemos linha e isca com um megapeixão.

O Patrick esta aprendendo a windsurfar - devagarzinho ainda. Mas logo vai saber bem!

O Fille foi mergulhar com o pai e viu o maior red snapper de todos que foi com sorte "harpunzado " pelo parpão certeiro do papi.

Os legos agora são totalmente freestyle - fizemos uma van de espionagem da Missão Impossível com tudo dentro - até camara e sensor de acesso de polegar.

Abraços a todos - mandem e-mail que agente responde: essle.family.webmaster@gmail.com

Agente ta pescando peixes com a vara no barco. Estamos mergulhando com mascara e snorkel e os Índios Kuna tem um harpao tipo hawaian sling que acerta o peixe como um estilingue. Agente brinca na praia fazemos casinha de folha de palmeira.

O Lego que temos já inventamos muitas coisas novas. Agora estamos construindo um megaiate de 130 metros. Tem radar, jetski, jacuzi, lancha, bowthruster, e motores a jato. Tem ate telefone de satélite

Nossa escola é aqui no barco mesmo. Acordamos e depois do café tem aula. A Mami e o Papi ajudam e tem coisas legais e algumas mais chatas. É difícil por que tudo é em alemão.

No lugar aqui em Porvenir pousam aviões pequenos e agente pode ir la ver. É legal. A pista fica no meio da ilha. Na praia tem até umas ondas para pegar Jacaré.

Um abraço para os amigos de Patrick, Philipp e Alexander

12 Dezembro 2005

Agente esteve no Kennedy Space Center - foi muuuito legal mesmo. Fizemos uma
simulação de G-forces com um rotor, vimos o foguete Saturno5 original, a
capsula da Apollo 14 e astonautas com todas as roupas - Simulador de voo e
de pouso do Spaceshuttle. Tem a estaçao internacional - muito legal.

Anteontem curtimos o Animal Kingdom - um safari completo. Todos os tipos de
animais e tudo em paises diferentes tipo Africa, Asia, etc. Vimos a montanha
do everest que so vai abrir em Maio de 2006 - Parece muito louca.

No Seaworld a coisa mais da hora é o KRAKEN uma montanha russa muito radical
demais. Andamos 9 vezes nela. O show do Tarzan e da baleia Shamu foi da hora
tambem. Bem agora vamos pro Universal studio e ai pra Porto Rico embarcar em
nossa DIVA.

Abraços - Patrick, Fille e Lele

Alexander: Hoje agente foi mergulhar com GAS. Eu vi 500 peixes. Eu pus duas roupas de borracha porque o mar tava frio. A Noite agente vai para a vila tomar sorvete.

Patrick:Adorei mergulhar. Vi uma estatua do Netuno a 7 metros de profundidade. Por hoje é só.

Alan Dale: Oi, Tudo bom. To de visita aqui no TABA e também fui mergulhar.

This is some of the material we will use in homeschooling.