The project of this adventure
The Pacific Circle project was conceived a long time ago drawing from experiences in the early days as a junior Star sailor, with my father in the BVIs, then as a student with Bernd Bambus’ NOTOS along the Windward Islands of the Caribbean. But they really firmed up later – actually on a starry night in Morea, French Polynesia in 1992.

When I asked Corinna to marry me (on a catamaran) I already told her of my intentions to sail with the family around the world. She already had good experiences sailing with Pedro Villares, Zé Mario and Neco Brasiliense on Alforria in the Canaries in the late 1980ies. So we both had an idea of what this could be one day! Since then, the dream evolved and we both made it become slowly but surely a reality.
 

Since those early days we have boats in our family – first a FAST 395, then Curupira (our regatta IMS 30) and our first DIVA, an MB45 cruiser. Many weekends and summer vacations were spent on board and the boys grew up on sandy beaches and in small bunks.

Now the time has come to take the big leap to the blue water sailing experience. The Pacific is a large body of water and we want to explore it on our two year sabbatical


A partida será da Flórida e vamos via Jamaica para o Panamá. Lá vamos ficar algumas semanas nas ilhas San Blas - um paraíso dos indios Cuna. Apos este merecido descanso e aclimatação vamos para a grande aventura que se inicia com a cruzada do canal de Panamá.

Uma vez do lado Oeste na Cidade de Panamá zarparemos para a segunda etapa da viagem - as ilhas Galapagos - seguindo nas pegadas de Darwin e tantos outros naturalistas. Dos Galapagos vamos para nossa primeira grande traqvessia de quase 3000 milhas nauticas para as ilhas Marquesas - formações vulcanicas no meio do Pacífico. A proxima parada são os Tuamotus - um grande arquipelago de Lagoons - recifes circulares - um dos lugares mais distantes de toda a civilização. A Polinésia Francesa com as ilhas de Tahiti, Bora Bora, Huahine e Morea serão com certeza um dos pontos altos do cruzeiro. De la seguimos o MILK RUN até Tonga ou Fidji e vamos para o Sul para Nova Zelandia passar o verão e fugir do cyclone season.

Ai começa a terceira etapa da viagem que é a subida para o hemisferio norte - Primeiro uma longa pernada para o Tahiti e depois a pernada para o Havai. Lá tomaremos um banho de civilização americana (Hamburger, coca, etc.) e nos prepararemos para os climas mais temperados do Canadá. Mais uma travessia longa para o Norte - Quase para o Alaska nos deixará entrar no Inside Passage da Ilha de Vancouver - um paraiso de fjordes com um cenário de montanhas com neve, ursos e renas, salmão e leões marinhos - Até baleias orcas moram por lá.

Depois de um ano de praias com coqueiros acho que vamos curtir e não nos importar com as chuvas frequentes. Uma vez em Seattle ou Vancouver vamos descer a costa Oeste dos EUA visitando San Francisco, Los Angeles, San Diego e finalizar a terceira etapa no deserto da baixa california, um santuário marinho de baleias e muitas especies marinhas.

Na Baixa California começa a quarta etapa - De lá seguiremos a costa do mexico e da America Central até o Canal de Panamá e retornaremos ao ponto de partida na Florida. São dois anos de viagem no grande circulo do pacífico que certamente marcarão nossas memórias e nossas vidas.